quinta-feira, 5 de julho de 2007

Paixão antiga


Muitos já viram essa foto no meu flog - SugarB@by Times
Esta linda bonequinha, que tem certa semelhança com essa autora aqui, foi feita em biscuit pela minha mestra de origami Alice Haga.
Ela me deu esta bonequinha em 2004 e a guardo bem longe da Lara, por que senão não sobraria nadinha. É umas das melhores descrições de como faço origami muitas vezes aqui em casa, cercadas das minhas meninas querendo descobrir tudo o que estou fazendo, quando não querem brincar com os origamis.

Origami surgiu na minha vida há mais ou menos 20 anos, quando uma colega de colégio me ensinou alguns origamis que hoje nem lembro quais foram, mas lembro que fiquei encantada e por um bom tempo sem saber onde aprender mais. Em 89 passeando com minha mãe pelo bairro e encontrei o livro de minha outra mestra Mari Kanegae e do Paulo Iamamura. Desde de então sempre fui atrás de livros e livros e sempre que sobra algum dindin lá vou comprar mais livros. Sempre tentei ser autodidata mas certa vez me deparei com a "rosa kawasaki" que não conseguia compreender a torção indicada no diagrama. Fui buscar ajuda na Aliança Cultural Brasil Japão, quando me inscrevi para a aula o moço que fazia as incrições pediu que eu conversasse antes com a professora para saber se eu poderia entrar no curso avançado. Passei no "teste", acabei fazendo cursos intermediário e avançado algumas vezes mas a Alice não me deixa fazer o básico risos, por que será??!!

Me assumo como viciada em origami de preferências Kusudamas e fazê-los bem pequenos, não exageradamente pequenos, mas adoro um desafio. Dobrar papéis de halls e trident é uma coisa mais que comum vira e mexe surge algum tsuru perdido por onde passo.:)

Alguém viu algum quadradinho por aí?! Preciso dobrar chega de escrever por hoje!


Um comentário:

Anônimo disse...

Paulinha... é muito legal conhecer algo mais de sua história na arte! Aliás, teho uma proposta decente para fazer para vc, mas isso falo pessalmente ;-)
Bjs,
Maligno!